Notícias culturais e criativas

Festa de Nossa Senhora Achiropita é reconhecida como manifestação cultural

Fonte e foto: Agência Senado

Vai à sanção presidencial o projeto que reconhece como manifestação da cultura nacional a festa de Nossa Senhora Achiropita, realizada na cidade de São Paulo. A matéria (PL 2.475/2021), da Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), ao ser aprovada na Comissão de Educação e Cultura (CE), nesta terça-feira (20). 

A festa de Nossa Senhora Achiropita (pronuncia-se “Aquiropita”)  ocorre anualmente em agosto no bairro do Bixiga, em São Paulo, reunindo cerca de 200 mil pessoas. Trazida pelos imigrantes italianos, a comemoração acontece desde 1908.

A devoção a Nossa Senhora Achiropita começou no final do século VI na cidade de Rossano, no sul da Itália, a partir de uma imagem da Virgem Maria pintada em uma igreja. Segundo a tradição católica, a pintura foi realizada de forma milagrosa, sem a intervenção de mãos humanas – significado da palavra grega achiropita.

— As homenagens a Nossa Senhora Achiropita foram entusiasticamente recepcionadas na cidade de São Paulo, como meio de celebração da cultura italiana, de arrecadação de recursos para as obras de caridade sob a responsabilidade das associações religiosas, de celebração da gastronomia italiana e de homenagem à união entre Brasil e Itália —afirmou Pontes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

"Olá! Parece que você está utilizando um bloqueador de anúncios (adblock) em seu navegador. Gostaríamos de lembrar que o nosso site exibe anúncios como forma de financiamento para manter a qualidade do nosso conteúdo e serviços. Entendemos que a publicidade pode ser incômoda em algumas situações, mas pedimos a sua compreensão e colaboração para desativar o adblock em nosso site. Assim, poderemos continuar oferecendo um serviço de qualidade e gratuito para você. Obrigado!"